maio 30

10 causas de intoxicação em cães que você precisa conhecer

8  comENTÁRIOS

A “Pet Poison Helpline” (instituição americana que auxilia tutores nos casos de animais de companhia intoxicados) liberou, no início deste ano, a relação dos 10 itens caseiros que mais causam problemas. Conheça a lista e fique atento para proteger seu cãozinho de uma possível intoxicação:

1. CHOCOLATE


O chocolate contém teobromina e cafeína, ambas as substâncias classificadas como metilxantinas. Estes compostos podem causar hiperatividade, aumento dos batimentos cardíacos, tremores, e, potencialmente, a morte. Quanto mais amargo o chocolate, mais tóxico ele é. Os chocolates de cobertura e amargos são os mais tóxicos, enquanto o chocolate ao leite pode ser perigoso se ingerido em grandes quantidades.

2. XILITOL


Xilitol é um adoçante comum em chicletes sem açúcar e outros produtos dietéticos, que pode causar hipoglicemia potencialmente fatal e danos hepáticos em cães.

3. AINES


Os antiinflamatórios não esteroidais (p.ex.: aspirina) podem causar úlceras gastrintestinais e falência renal.

4. MEDICAMENTOS CONTRA TOSSE, GRIPE E ALERGIAS


Muitos destes medicamentos contêm acetaminofem (um analgésico) e pseudoefedrina ou fenilefrina (descongestionantes), que são altamente tóxicos para os cães.

5. RODENTICIDAS


Venenos contra ratos e camundongos podem conter ingredientes não ativos, que são atrativos para os cães. Além de ingerir o próprio veneno, é perigoso também se o cão comer um rato que foi envenenado. A exposição aos venenos contra ratos pode causar sangramentos, convulsões, e danos renais.

6. UVAS E PASSAS


Mesmo em pequenas quantidades, estes alimentos podem causar falência renal em cães.

7. ISCAS PARA INSETOS


O maior risco é a obstrução intestinal que pode ocorrer se o cão ingerir a embalagem plástica na qual ficam as iscas.

8. ANFETAMINAS


Podem causar tremores, problemas cardíacos, convulsões, e morte em animais de companhia.

9. SUPLEMENTOS DE GLUCOSAMINA


Estes suplementos para articulações frequentemente vêm com flavorizantes para se tornarem atrativos aos cães. Uma superdosagem geralmente causa apenas uma diarreia, mas há casos relatados de falência hepática.

10. GEL DE SILICA E ABSORVENTES DE OXIGÊNIO


Os absorventes de oxigênio às vezes são encontrados em embalagens de alimentos secos, petiscos para cães, carne seca, e outros, e contêm ferro que pode causar intoxicação por ferro em cães. O gel de sílica são os pequenos sachês que costumam vir junto com sapatos, bolsas, e mochilas novos.

Em qualquer caso de suspeita de intoxicação, é importante ligar imediatamente para o seu Médico Veterinário para que ele possa passar as orientações específicas para cada caso. Se você tiver treinamento em Primeiros Socorros, execute todos os passos para estabilização do seu animal, e em seguida o encaminhe para o Médico Veterinário para que possam ser avaliados os próximos passos.


Você também pode gostar:

  1. Olá Dra. Bárbara, não ficou claro pra mim se a contra indicação é o suplemento de Glucosamina (destaque no texto) ou os flavorizantes comumente encontrados nesses suplementos. A veterinária do meu cão receitou Condroton e ao ler a bula não reconheci nenhum componente identificado como flavorizante, contudo sou leiga. Pensei: será a glucosamina um flavorizante?! Grata pela resposta.

  2. Bom dia!
    Gostei muito do artigo, não conhecia algumas das substâncias proibidas para cães. Aproveito para tira uma dúvida. Tenho um Border Collie que é hiper ativo e está se auto-mutilando depois que meu filho foi embora. o veterinário aconselhou intensificar as atividades físicas e brincadeiras porém nem isso está resolvendo o problema. Estou usando um Neuroalivio mas o efeito é quase nada. Um dia no desespero dei um fluoxetina a ele e ele ficou muito tranquilo porem tenho medo e não quero repetir sem saber se é seguro. Vocês podem me ajudar??

    1. Nenhum medicamento é seguro sem a devida orientação por um profissional, especialmente os que agem no sistema nervoso central. Se acreditar que o seu cão precisa desse tipo de substância, converse com o seu médico veterinário.

  3. Doutora Bárbara

    Gostei da lista e da breve explicação de cada item.
    Eu não sabia que passas, mesmo em pequenas quantidades, são prejudiciais.
    Uma curiosidade: os flavorizantes citados nos suplementos de condroitina estendem-se a todos os medicamentos palatáveis?

    Obrigada,

    1. Qualquer flavorizante artificial em excesso pode fazer mal, por isso devemos dar preferência aos naturais.

      No caso dos suplementos de glicosamina/ condroitina, é mais uma questão de dosagem. Se você der a quantidade indicada para o tamanho do seu cão, dificilmente terá algum problema por causa disso. Mas, se der demais, pode intoxicar.

      Isso é na verdade mais um alerta para pessoas que gostam de dar suplementos por conta própria, acreditando que não tem problema algum. Na realidade, suplementos também são medicamentos e devem ser usados na dose correta e sob orientação veterinária.

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}