Aqui no Meu Cão Velhinho, já enfatizamos muitas vezes a importância de que os nossos cães tenham uma boa alimentação, e que sejam mantidos dentro de um peso adequado: nem gordinhos, e nem muito magros.
Enquanto a magreza excessiva pode ser um sinal de desnutrição ou caquexia, e, portanto, de alguma doença mais séria, a obesidade é por si só uma doença. Cães acima do peso são muito mais propensos do que os demais a terem problemas articulares e de saúde, como já mencionei neste artigo.
Mas recentemente tomei conhecimento de um estudo que levou este “senso comum” a um novo patamar:
Como a restrição alimentar afeta a expectativa de vida e alterações relacionadas ao envelhecimento de cães
Um estudo da Purina®, que levou muitos anos para ser concluído, comparou o impacto da dieta sobre a expectativa de vida e o envelhecimento de cães ao longo das suas vidas inteiras. Para isso, foram usadas 7 ninhadas de labradores, sendo que cada ninhada era dividida ao meio: a metade dos filhotes receberia alimentação à vontade, e a outra metade, apenas uma quantidade restrita e devidamente calculada para suprir as suas necessidades nutricionais. No total, foram 48 cães acompanhados desde o momento do seu nascimento até a sua morte. E os resultados foram surpreendentes.
Ao final do estudo, constatou-se que o tempo médio de vida dos cães alimentados à vontade foi significativamente menor (11 anos) do que aqueles que tiveram a sua alimentação controlada (13 anos). Além disso, os cães do grupo “à vontade” ficaram mais pesados, e perderam massa muscular e óssea muito mais rapidamente do que os do grupo cuja dieta havia sido restringida.
Foi observado que, conforme os animais envelheceram, a maioria deles desenvolveu doenças relacionadas à idade, sendo a mais comum delas a osteoartrite (que atingiu 43 dos 48 cães). Outras doenças que apareceram incluíram neoplasias malignas, doenças de pele recorrentes, problemas hepáticos, piometra, gravidez psicológica, hipotireoidismo, e convulsões.
Tomando como exemplo a doença mais comum – a osteoartrite – foi observada também uma diferença nas idades em que o problema se manifestou. Nos cães com dieta “à vontade”, o tratamento precisou ser iniciado entre 6,8 e 12,9 anos de idade. Já nos cães com dieta restrita, o tratamento só foi necessário mais tarde: entre 7,9 e 14,1 anos.
O processo de envelhecimento como um todo também afetou mais rapidamente os cães alimentados à vontade do que aqueles com dietas restritas, como podemos ver nessa imagem:
Priorize o bem-estar do seu cão no longo prazo
Ao alimentar o seu cão, pense no impacto que esta alimentação pode ter na saúde e no bem-estar dele. Assim, ele poderá viver mais e melhor.
Oi, me chamo Andréa . Eu tenho um podlle sexo masculino com 8 anos e o veterinário diagnosticou problema na vesícula e o figado inflamado. Passou a ração Royal canin low fat. Só que ele não quer comer de jeito nenhum, comeu apenas nos primeiros 15 dias e o Vet diz que eu tenho que forcar. Já coloquei água quente , já bati no liquidificador . Não come !!!! O que posso dar para ele
Olá, Andrea!
Vi o seu email, já respondi por lá, com informações sobre o serviço de orientação nutricional. Se não tiver recebido, avise 😉
Abraço!
Dra. peguei uma cadela da rua, e parece ser bem velhinha, está com poucos dentes, q tipo de ração posso dar p ela comer?
Olá, Marilise!
Parabéns pela adoção! <3
Tenho um artigo falando exatamente sobre isso, sugiro que dê uma olhadinha: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/nutricao/como-alimentar-caes-sem-dentes/
Qualquer dúvida, estou à disposição 😉
Um abraço!
Dra. Bárbara, meu cãozinho Poodle está com 12 anos. Em fevereiro a veterinária pediu um ultra som e foi detectado um processo neoplásico na próstata Ele é castrado. Pela informação o tumor é maligno e agora está crescendo. Toma Meticortem e Finasteride 6mg. A veterinária não recomenda cirurgia pois acha que está em estado adiantado. As pernas traseiras estão fraquinhas e a barriga muito dura. Ele não deixa nem tocar. Estou dando novalgina mas agora comprei Cronidor para o caso da dor piorar. Não tem radio ou quimioterapia que possa ajudar ?? Desde já agradeço qq resposta Lilian Vella
Olá, Lilian!
A quimioterapia e a radioterapia podem sim ser usadas para cães, embora eu não tenha como afirmar se vai trazer algum benefício para o seu cão. Especificamente nos casos de tumores de próstata, os resultados podem ser um pouco inconsistentes…
Recomendo que procure um veterinário oncologista para avaliá-lo, pois ele poderá indicar quais tratamentos são os mais indicados para o seu cão.
Melhoras!
Obrigada pela ajuda. vou consultar um veterinário oncologista
Lilian, você já ouviu falar de tratamento por inalação com o álcool perílico?Conheci a dona de uma cadelinha que estava com dois tumores no fígado e usou o álcool Perílico e desapareceu um dos tumores e o outro já tinha diminuído 2 c.É usado com animais idosos.O tratamento é feito por inalação no nebulizador três vezes ao dia por 10 minutos e não tem efeito colateral.Em Niterói tem veterinária usando esse tratamento.
Oi Dra meu cão deu avc nao anda mais e fica so deitado e quer ficar ao meu lado sempre ele fica com as pernas pedalando e comendo so papinha na seringa de vez em quando ele nao quer comer ele fica com a cabeça torta so para um lado ele tem cardiopatia da válvula mitral qual o tratamento que posso fazer com ele em casa.
Olá, Elza!
Tenho um artigo que acredito que possa ajudá-la, recomendo a leitura: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/cuidados-com-caes-que-nao-andam/
Um abraço, tudo de bom para você e ele!
Dra Bárbara . Por gentileza, poderia me dizer quais alimentos pobres em fósforo que devo dar para uma yorkshire de 12 anos diagnosticada com hiperadrenocorticismo.Já está comendo AN desde abril . Porém não possuo um cardápio que me facilite o preparo das refeições . Gostaria de saber tb se faz atendimento em consultório na cidade de São Paulo.
Agradeço imensamente a atenção .
Olá, Fátima! Sou de Curitiba, mas estamos planejando iniciar o serviço de orientação nutricional online em breve, ainda este ano – porém, ainda não tenho uma data certa para isso. Caso tenha interesse, avisarei por meio da newsletter assim que tiver uma previsão. Se já não estiver cadastrada para receber, basta preencher o formulário aqui: https://www.meucaovelhinho.com.br/inscricao-na-newsletter/
Por outro lado, se precisar do serviço imediatamente, será mais indicado que procure um profissional aí em São Paulo mesmo.
Tudo de bom para você e a sua cachorrinha! <3
Com certeza troco a ração pela comida caseira, tive até cão vegetariano. Super recomendo isso, o cão fica mais alegre e com menos doenças tanto é que meu mestiço de PASTOR ALEMÃO (achado na rua) viveu por quase 20 anos só com alimento caseiro.
Sim, uma alimentação caseira devidamente balanceada por um profissional pode ser até melhor do que a ração 😉
Cara, Cão vegetariano ????? Tu quer matar seu cachorro é ??? Cães são criaturas carnívoras, no máximo, onívoras, vc vai matar seu cão dando uma dieta vegetariana pra ele. Diferente do ser humano, que pode viver com uma dieta vegetariana, o cão não pode ! Coloque carnes magras, alguns ovos inteiros junto com vegetais.
O cão pode viver bem com uma dieta vegetariana, quem não pode, de forma alguma, são os gatos.
Lembrando que: vegetariano não é vegano!!! ATENÇÃO!
Doutora Bárbara,
Gostei muito desse artigo, muito esclarecedor sobre não deixarmos os cães comerem à vontade o que quiserem.
As imagens dizem por si mesmas, a diferença é enorme!
Boa semana!
O cálculo das necessidades diárias deve ser feito com base em uma avaliação nutricional do cão, que levará em conta diversos aspectos – como o porte, o tamanho, o sexo, o nível de atividade, o escore corporal, o peso considerado “ideal” para aquele indivíduo, e eventuais doenças que ele possa ter.
Realmente, alguns animais podem comer mais sem engordar, e outros engordam com mais facilidade. E é exatamente por isso que não tenho como fazer uma recomendação da quantidade para um cão sem fazer uma avaliação nutricional dele. Estamos planejando oferecer o serviço de orientação nutricional aqui no site ainda este ano, porém, por hora, devo recomendar que procure um médico veterinário especialista em nutrição da sua cidade, caso esteja preocupada com o peso dele ou algum outro aspecto da sua alimentação.
Agradeço por sua resposta, ficou bem esclarecido para mim.
Farei o que falou: vou procurar um vet especializado em nutrição.
Abraços!