O seu cão costumava ser agitado, mas agora, só quer saber de dormir?
Saiba que esta mudança no comportamento pode ter várias causas diferentes, inclusive algumas doenças. Veja algumas causas e soluções possíveis:
Tédio ou frustração: é um mecanismo comum entre os cães. Os cães são animais migratórios, na natureza eles se exercitam quase o dia todo. Quando ficam em casa, sem exercícios, e sem terem o que fazer, eles podem responder basicamente de duas maneiras: eles podem se tornar destrutivos (podem roer objetos da casa, urinar ou defecar em locais inapropriados, e até mesmo se automutilar) e até inconvenientes (ficar pulando nas pessoas, latindo para chamar a atenção), ou eles vão dormir. Dormindo, o tempo passa, e eles não precisam lidar com a frustração. É mais comum os cães mais jovens reagirem à frustração da primeira forma, e os mais velhos, dormindo.
Se o cão está entediado ou frustrado, é preciso oferecer a ele novas atividades. Um passeio diário vai ajudar a despertá-lo e mantê-lo mais alerta (claro que, se ele cansar no passeio, também vai querer tirar uma sonequinha depois para relaxar, mas aí é um sono mais saudável). Dar um pouco mais de atenção a ele, fazer brincadeiras, também pode ajudar. Fora isso, para quem tem um idosinho sociável, uma companhia canina mais jovem pode fazer maravilhas! O próprio Cesar Millan usou esta estratégia com o seu pit bull Daddy, ao adotar o jovem – e também pit bull – Junior (veja o artigo). Quem vos escreve também já testou a estratégia, e aprovou.
Os cães jovens gostam de brincar, correr, e aprontar. Ao fazer isso, eles estimulam o mais velho a participar das brincadeiras, e se tornar mais ativo. No início, pode ser que o cão mais velho pareça desaprovar a presença do filhote, que está tirando o seu sossego. É comum nos primeiros dias ele querer se afastar do mais jovem, para procurar um canto tranquilo para voltar a dormir. Quando ele finalmente “cede” (pois os jovens são bem mais persistentes), ele acaba gostando da brincadeira e se torna um novo cão.
Idade: sim, os cães mais velhos são mais acomodados. Eles curtem uma boa soneca ao lado do seu amado tutor, e um gostoso banho de sol. O problema é que, se estiver dormindo demais, também é sinal de que algo deve mudar. As mesmas dicas usadas para os cães entediados podem funcionar também para os acomodados: passeios diários, atividades junto com os tutores, e um cão mais jovem ajudam a rejuvenescê-lo e mantê-lo mais feliz e desperto.
Insuficiência cardíaca: é quando o problema deixa de ser puramente comportamental, e passa a envolver também a saúde do cão. A insuficiência cardíaca de modo geral deixa os cães cansados e sem energia. Como o coração não consegue bombear sangue o suficiente para o corpo todo, é criado um mecanismo de defesa, de economia de energia. Ao dormir, o corpo do cão consegue dar mais prioridade à manutenção dos órgãos vitais – como coração, fígado, rins e cérebro -, sem precisar “desperdiçar” sangue e oxigênio em partes “menos importantes”, como os músculos. A insuficiência cardíaca é muito comum em cães idosos, mas pode ser diferente conforme a raça e o porte do animal. Os cães de pequeno porte, por exemplo, costumam ter Insuficiência Cardíaca Esquerda (ver artigo); já os grandes, como os Boxers, geralmente têm Insuficiência Cardíaca Direita.
O diagnóstico deste problema é feito pelo médico veterinário com base nos sinais apresentados pelo animal, como ascite (na ICC Direita), tosse (mais comum na ICC esquerda), e cansaço (em ambos os tipos), no exame clínico, e também em exames complementares, como ecocardiograma (ICC esquerda), eletrocardiograma (ICC direita), e radiografias. Feito o diagnóstico, é iniciado o tratamento com medicamentos e adaptações na dieta do animal. Quando bem compensado, o cão cardiopata pode voltar a se tornar alerta e ativo.
Hipotireoidismo: esta doença, que é bastante comum em certas raças, como o Cocker Spaniel, o Doberman e Golden Retriever, torna o metabolismo do cão mais lento, de modo que o corpo todo passa a economizar energia. Junto com o sono excessivo, o hipotireoidismo pode vir também acompanhado por problemas de pele (podem se formar falhas de pelos de forma simétrica, dos dois lados do corpo) e perda de apetite. Alguns cães que eram agressivos podem se tornar mais dóceis, simplesmente por não terem disposição. Ao contrário do senso comum, o cão com hipotireoidismo não é necessariamente obeso. Um estudo constatou que cerca de 40% dos cães com esta doença são obesos – o que significa, portanto, que mais da metade dos animais afetados não fica acima do peso. O diagnóstico é feito pelo veterinário através do exame clínico, em que observa os sinais da doença, associado a exames de sangue. O hipotireoidismo pode ser causado por tumores na tireoide ou na hipófise, por problemas hereditários, e às vezes, por causas desconhecidas. O tratamento é possível, e baseia-se na reposição hormonal, podendo ou não ser associado ao tratamento (cirúrgico ou medicamentoso) da causa de base, quando conhecida. Com o sucesso do tratamento, que é contínuo, o cão volta a ter o seu comportamento normal.
Outras doenças: Além das insuficiências cardíacas e do hipotireoidismo, que são doenças cujos sinais clássicos incluem o cansaço e sono excessivo, cabe lembrar que qualquer problema que provoque dor ou mal estar no animal fará com que ele se torne menos ativo. Por esta razão, preste sempre atenção ao comportamento do seu bichinho: se ele começar a ficar parado demais, ou dormindo o dia todo, ele pode estar querendo te dizer que não está bem.
a minha cadela acho que ja tem 6 anos , nao sei a idade pq ja peguei ela adulta na rua, agente viaja muito e desde que começamos a viajar nessa viajem agora que nos mudamos ela ate saia um pouco para a rua e passava o dia fora, mas agora que eu nao tenho deixado ela sair ela esta dormindo o dia todo so levanta para comer quando eu chamo!
sera que ela so esta entediada? vc acha que ela pode estar doente?
Olá, tenho um Shihtzu de 2 meses e ele só dorme, ele come e bebe água normalmente e até brinca um pouco, mas passa a maior parte do tempo dormindo. As vezes também ele treme um pouco enquanto dorme.
Olá, Isadora!
Pode ser que seja apenas o temperamento do seu cão, mas não é comum os filhotes serem tão dorminhocos assim. Recomendo que leve o seu cãozinho ao veterinário para se certificar de que está tudo bem com ele. Se ele estiver bem, aproveite a ocasião para dar as primeiras vacinas, caso já não tenha feito isso.
Um abraço!
Bom dia, Dra. Bárbara! Adoro o seu conteúdo e seu profissionalismo. Acompanho suas postagens há mais de um ano e confio de olhos fechados na sua capacidade. Gostaria de dizer minha opinião: não gostei que você trouxe o César Milan como exemplo, ainda que como exemplo simples – ressaltar uma atitude tomada por uma celebridade como reforçador da importância da atitude.
Mencionar essa pessoa é popularizar a punição e o uso de aversivos e, incondicionalmente, é assegurar as pessoas que não estudam sobre educação canina que imitar o que ele faz é bom para lidar com problemas apresentados no convívio com cães. Esse é o desserviço que a emissora e a produtora desse programa prestam, e, pior, que pessoas inadvertidas, sem querer também prestam, ao usá-lo como exemplo. A punição positiva que insere um evento desagradável para o cão como consequência de um comportamento, tem como efeito colateral a ansiedade. Criar um cão usando punições positivas (eventos desagradáveis) é, na
maioria dos casos, criar problemas não naturais no cachorro, e a quase
certeza de ter um cão desequilibrado. Como disse a educadora de cães inglesa Victoria Stiwell: “Quando as pessoas vêem, na mídia, um cão que é treinado com o uso dessas
técnicas rudes, de certa forma estão sendo enganadas. O modo como a TV
mostra as coisas pode ser muito sedutor. (…). Há muito mais poder naquele
adestrador que consegue lidar com um cão extremamente agressivo sem
apelar para métodos duros. O reforço positivo mostra ao cão como se comportar e de que forma se comportar bem traz prazer.”
Enfim, concluo o relato da minha opinião solicitando que, se possível, não sejam promovidos essas celebridades que fazem uso de aversivos e punição.
Olá, Patrícia!
Foi realmente apenas um exemplo, mas agradeço a crítica construtiva. Ficaremos atentos a isso!
Um abraço 😉
Adorei o artigo. Muito elucidativo como sempre
Muito obrigada! =)
Olá,tenho um border collie misturado com vira lata de 6 meses de idade,ele sempre brincava o dia td,corria o dia inteiro,mas agora ele simplesmente dorme o dia todo e não como igual antes, está deixando comida na bacia de comida,oq será q ele tem?
Olá, aumigo! Leve o seu cão ao veterinário, pois este comportamento não é normal para um filhote – especialmente de alta energia, como um Border Collie. É provável que ele esteja se sentindo mal, e precisa ser tratado.
Olá, tenho uma cachorrinha de 11meses raciada (pitbull e boxer).
Ela era super agitada, brincava o dia todo e comia mt mt mesmo. Porém ela passou pelo primeiro Cio e desde que parou de “sangrar” ela ficou estranha. Não come como antes, não brinca como antes (ha não ser que q alguém chama ela para brincar) e dorme o tempo todo. Fora isso, ela não apresenta dores, nem tosse, nem febre ou coisas quê representam pra mim que ela está dodói( se é que vc me entende) só vou ter dinheiro pra eleva-lá ao vet mês q vem, porém se for algo sério irei da um jeito.
Responde alguém por favor estou ficando aflita já.
Obg
Olá, Gleycilane!
Recomendo fortemente que não espere, e a leve ao veterinário o quanto antes possível. Pelo quadro que descreve, é bem provável que a sua cadela esteja com piometra (veja este artigo: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/endocrinologia/piometra-em-cadelas/ ), uma infecção grave do útero.
Apesar de que não tenho como afirmar com total segurança de que é este o problema da sua cadela, já que não tive a oportunidade de examiná-la, o fato é que este é um diagnóstico diferencial importante a ser considerado. Se for de fato piometra, a sua cadela pode precisar de uma cirurgia de emergência, por isso, leve-a logo ao veterinário.
Melhoras para ela!
meu cachorro so sabe dormi ele nao faz mais nada ele nao come e nem bebe agua a raça dele e vira lada eu acho que ele tem 4 meses hoje dia 08 do 07 2017 e o segundo dia dele queria ajuda ele so tem um boneco de pano para brincar
Olá, Pedro!
Não é normal um filhote de 4 meses ficar tão parado assim, e muito menos ficar sem comer ou beber água. Ele provavelmente está doente, você deve levá-lo ao médico veterinário com urgência. Os filhotes desidratam rapidamente, e não podem demorar para receber atendimento.
Melhoras para ele!
Prezados, bom dia.
Primeiramente meus parabéns pelo artigo, muito bom. se possivel gosaria de uma opinião. Tenho um Golden Retriever de 5 meses com cerca de 21kg, a exatos 4 dias ele caiu de uma altura de cerca de 2,5 metros (Na verdade ele pulou pela grade de segurança da escada) um descuido meu infelizmente. Mas enfim. Levei ele ao veterinario e o mesmo falou que ele esta bem, realmente ele: Não esta mancando, esta comendo normal e fazendo suas necessidades também. Porém o que esta me estranhando é que ele esta muito tristinho bem desanimado. Pelo sistema de segurança também vejo que ele passa o dia todo dormindo quando não deitado. Neste caso teriam alguma recomendação, alguma dica sei la algo do tipo ?
Olá, Luan!
Se você acha que ele anda muito caidinho, pode ser o caso de retornar ao veterinário para examinar novamente. Um ultrassom abdominal pode ser uma boa ideia para “tirar a teima”, já que as vezes neste tipo de acidente o cão pode sofrer lesões internas, que não vemos por fora. Possivelmente ele esteja apenas dolorido ainda por conta da queda, mas é melhor pecar pelo excesso de cuidado 😉
Meus cães não são idosos, ele tem na faixa de 7 anos ,são três de pequeno porte , mas tenho uma vida pacata, fico muito em casa, e eles estão se acostumando a ficar sempre ao meu lado, quando venho para Net eles ficam do meu lado e dormem direto , saio sempre para olhar as coisas deles , dou carinho , vou no veterinário , compro brinquedo para eles, mas eles são tímidos e quietos, é assim mesmo?
Olá Lenynha,
Apesar de não haver um consenso a este respeito, e de variar um pouco conforme o tamanho ou a raça do animal, a partir dos 7 anos, os cães podem ser considerados idosos. Os cães pequenos costumam envelhecer um pouco mais tarde, é verdade, mas alguns podem começar a dar sinais de velhice já a partir desta idade.
Agora, se é normal o cachorro ficar o tempo todo dormindo, quietinho, vai depender de um caso para o outro… Pode ser a personalidade dele. Você tem estes cães há quanto tempo? eles sempre foram assim? isso vem acontecendo há algum tempo, ou foi repentino?
Se eles sempre foram calmos, tranquilos, dorminhocos, é bem provável que eles sejam assim mesmo. Algumas raças, como os shi tzu, por exemplo, são naturalmente mais calmas. Mas se eles eram ativos e agora estão muito parados, pode ser que algo tenha mudado. Uma mudança de ambiente, ou a partida de alguém da família – humano ou animal – pode desencadear isso.
Há doenças que também podem fazer com que o cão fique assim, como falamos no artigo, mas estamos falando aqui de três cães e não de um só… É difícil os três adoecerem ao mesmo tempo, a não ser que seja algo contagioso. Se eles forem irmãos de ninhada (já que têm todos a mesma idade), até pode ser que eles tenham algum problema genético que começou a aparecer mais ou menos ao mesmo tempo para os três, mas normalmente esperaríamos que acontecesse um de cada vez.
Vale a pena sim levá-los ao veterinário, apenas para se certificar de que eles estão bem. Se não encontrarem alterações, você pode tentar estimulá-los um pouco com passeios diários e brincadeiras.
Abraço!!
Olá Dra Bábara!
Adorei o artigo.
Tenho sr. Cocker de 11 anos, que tem catarata e perdeu a visão nos 2 olhos.
A diminuição de atividades e sonos maiores se deve ao fato dele estar cego e não conseguir mais brincar com seus brinquedos. Às vezes ele pega o melhor amigo dele (um cachorro de pelúcia que tem desde que chegou em casa com 2 meses) e dá uma brincadinha, mas quando o “bicho” sai do raio de percepção dele, ele desiste.