Uma das dúvidas mais recorrentes entre os leitores do blog é: “o meu cão não tem dentes, e por isso não consegue comer. O que faço?”. A resposta, como tudo mais neste mundo, depende de algumas variáveis.
A Dor de Dente
Primeiro de tudo: certifique-se de que o seu cão não está sentindo dor. Se o seu cão já perdeu um ou mais dentes, isso quer dizer que quase certamente ele sofreu de doença periodontal. A doença periodontal dói, e dificilmente apenas um dente será afetado. Ela também não tem cura.
Por que estamos dizendo isso? porque os dentes do seu cão podem ter caído naturalmente, ou podem ter sido extraídos pelo médico veterinário. Se eles caíram naturalmente, o seu cão sentiu dor no processo todo, e deve estar sentindo dor no(s) dente(s) restante(s), se houver. Se foram extraídos pelo médico veterinário, a remoção em si não deve ter sido dolorosa – e queremos acreditar que ele fez uma avaliação minuciosa, retirando todos os dentes que precisavam sair. Então, por um tempo, ele ficará “bem”. Mas isso não impede que, depois do procedimento, outros dentes se estraguem e precisem ser extraídos também.
O fato é que, muitas vezes, o problema do cão não é a ausência de dentes, mas sim a presença de dentes podres. Muitos cães voltam a se alimentar normalmente, inclusive com ração seca, após a extração de todos os dentes. Eles conseguem mastigar usando a gengiva. Mas não conseguem mastigar sentindo dor!
Dito isso, se o seu cão está tendo dificuldade para se alimentar, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário e fazer uma boa avaliação dos dentes dele. Se for recomendada a limpeza ou a extração de dentes, faça, a não ser que o seu animalzinho tenha alguma condição que o impeça de ser anestesiado. Se for este o caso, o próprio veterinário irá te dizer. Não assuma que o seu cão não está apto a ser anestesiado só porque ele é velhinho!
Identificando A Dor de Dentes
A dor de dentes em cães não costuma ser muito óbvia para os tutores. Um dos sinais é justamente o fato de o cão não se alimentar direito. Quando prestamos atenção, podemos ver que ele tem apetite, mas não consegue comer. Muitas vezes, o cão chega a pôr a comida na boca, mas logo solta, frustrado. Após algumas tentativas, desiste, tendo comido muito pouco ou nada.
Passar as patas no focinho, ou esfregá-lo no chão, são outros sinais de dor ou desconforto. Eles podem fazer isso também porque tem algo preso na boca ou entre os dentes, então, se você conseguir, abra a boca do seu cão e veja se tem algo ali que possa estar incomodando. O mal hálito é mais um indicativo de que há algo errado na boca. Apesar de poder ser sinal de algumas doenças, como insuficiência renal ou intoxicações, o problema pode ser, simplesmente, dentes estragados.
Se tiver qualquer desconfiança de que algo não está certo, leve ao veterinário.
Alimentos Para Cães Sem Dentes
Assumindo que o seu cão já tenha sido devidamente avaliado pelo médico veterinário e não esteja com dor, mas mesmo assim esteja com dificuldade para se alimentar, podemos dar algumas sugestões.
Ração Amolecida
Amolecer a ração é uma técnica antiga, usada principalmente para filhotes em desmame. Mas os velhinhos também podem se beneficiar! Para amolecer a ração do seu cão, basta colocar um pouco de água morna sobre o alimento (já no pratinho dele), e aguardar cerca de 10 minutos. Neste tempo, ela irá aumentar o volume e ficar macia.
Observe que a ração úmida estraga e fermenta muito rápido. Por isso, mais do que nunca a recomendação de não manter a comida no pote do cachorro o dia inteiro precisa ser reforçada aqui. A ração amolecida deve ser consumida imediatamente, e quaisquer sobras devem ser descartadas após alguns minutos. Se o seu cão está acostumado a beliscar o dia todo, leia o nosso artigo sobre o assunto.
Latinhas ou Patezinhos
Os famosos “patezinhos” ou “latinhas” também são alimentos completos. Além daqueles mais populares, encontrados em supermercados, também existem versões específicas para animais com certas doenças. O fator limitante, neste caso, é o custo. Pode ser viável manter cães pequenos apenas com latinhas, mas, para cães grandes, fica bem mais complicado arcar com as despesas.
Dietas Caseiras
A dieta caseira é naturalmente mais macia e molhadinha do que a ração comum. Mas ela também dá mais trabalho, o que por si só pode ser um fator impeditivo para muitos tutores.
Para nutrir adequadamente o seu cão com alimentação caseira, você deve procurar orientação veterinária. Ela pode partir do seu médico veterinário, ou de um nutricionista veterinário. Alimentar um cão com dieta caseira não é o mesmo que dar sobras de comida. Ainda que a sua família tenha hábitos alimentares saudáveis, lembre-se de que as necessidades nutricionais dos cães são diferentes das nossas. Por isso, você terá que cozinhar especificamente para o(s) seu(s) animal(is).
Se o seu cão tiver dificuldade, você pode também bater tudo no liquidificador, com um pouco de água. Assim, você faz uma papinha semelhante às usadas para bebês humanos. Só que com a composição adequada para cães.
Para poupar tempo, você pode preparar grandes quantidades de alimento e congelar em porções individuais. Assim, bastará aquecer no microondas ou em banho-maria cada vez que for servir. Não custa lembrar que, se o seu cão deixar restos, eles não devem permanecer no prato. Descarte o que sobrou e procure calcular melhor a dose da próxima vez para evitar o desperdício.
Outras Opções
Atualmente, já existem “comidinhas de verdade”, naturais e sem conservantes, vendidas prontas para cães. O fator limitante pode ser o custo, já que são produtos “premium” e vendidos em pequenas porções. Ainda assim, pode ser uma boa ideia para quem dispõe dos recursos financeiros, ou para quem opta pela dieta caseira mas quer ter um “recurso de emergência” para os dias mais corridos.
Boa noite, preciso de uma ajuda! Tenho um chowchow macho que está com 4 meses, e do nada quase todos os dentes caíram! Muitos mesmo! Em menos de uma semana caíram uns 7 ou mais.
Ligamos para o veterinário e ele disse que é normal e que não precisamos levá-lo, e mandou darmos ração para ele, porque os dentinhos novos precisam de algo para fortalecer (acho que foi isso, haha)
Mas ele não quer comer naada, só de vez em quando ele belisca a ração dele! Não quer comer nem mesmo um fruta, que ele tanto ama! Ele está com 15kg
Tem algo que eu possa fazer?
Bom dia!
Dra pode misturar patê ou alimentos de sachês ou latinhas na ração amolecida?
Meu york não come mais a ração pura por esse motivo misturo um pouco dos citados acima, mas me preocupo se estou fazendo o certo.
ola boa noite, tenho um cao filhote que foi tirado da mae com menos de 24 dias ela ainda nao tem dentes, o que devo dar pra ela pois estava dando leite e vi que nao e bom dar leite a caes…
Olá, Maricleia!
Você pode encontrar em pet shops papinhas de desmame para dar para a sua cachorrinha até que ela esteja pronta para comer alimentos mais sólidos 😉 A partir daí, você pode decidir entre dar ração ou alimentação natural para ela.
Bom dia doutora meu cachorro já é um senhorzinho e a 2 dias teve que retirar o segundo pre molar o doutor falou que tinham 3 raizes, como foi um dente difícil de tirar ele pode ter dor após a extração? Porque ontem acordou de madrugada salivando muito,ofegante e agitado e ficou assim das 3:30 até umas 5 da manhã ah! Dei umas gotinhas de dipirona nesse intervalo. Será que é dor da extração
Olá, Denise!
Peço desculpas pela demora em responder.
Normalmente, é feita analgesia durante a extração, e também se recomenda que o cão tome analgésicos por alguns dias após o procedimento para que não sinta dor, assim como fazemos em qualquer cirurgia.
Caso ele não estivesse medicado naquele momento, é possível sim que estivesse com dor.
Adorei o site, parabéns!! Doutora uma dúvida, minha poodle tem 15 anos, ontem percebi que os dentinhos dela estavam sangrando, na verdade a gengiva, percebi dps que ela comeu um biscoitinho, acredito que é por causa do biscoito ser bem durinho, não vou dar mais, mas a minha duvida é no caso dela ta sentindo dor, pq de vez em quando ela chora e esfrega as patinhas na boca, neste caso existe medicação para dor de dente, alguma pomada que alivie a dor? Obrigada desde já e mais uma vez parabéns pelo site!!
Olá, Tatii!
Muito obrigada pelos elogios!
Se a sua cadela está com dor de dente, possivelmente ela está com doença periodontal (veja este artigo: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/outros-saude/nao-ignore-esta-doenca-isso-pode-custar-vida-do-seu-cao/ ). Neste caso, o ideal é que ela seja levada ao veterinário para que seja feita a profilaxia dentária (a “limpeza” dos dentes), e a extração de dentes que já estejam estragados. É a única forma de realmente resolver o problema e evitar complicações (como a passagem de bactérias para os rins, para o coração, ou mesmo fraturas espontâneas).
Como você verá no artigo que lhe indiquei, para que este procedimento seja feito, é preciso anestesiar o cão. Como ela é bem idosinha, é recomendável fazer uma boa avaliação pré-operatória antes (https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/). O seu médico veterinário se encarregará disso.
Caso ela seja considerada inapta a ser anestesiada, o seu médico veterinário poderá prescrever medicações para aliviar a dor, porém é preciso saber que isso não irá resolver o problema, e que a tendência da doença periodontal é se agravar. Por isso, sempre que possível, é recomendável fazer a profilaxia.
Melhoras para ela!
Ótima explicação. Estava procurando descobrir porquê a minha cadelinha idosa não come de jeito nenhum; ela sente fome, ‘pede’ a comida, mas cheira e vira a cara, às vezes até pega a comida e joga fora na mesma hora. Agora eu sei, ela deve estar com dor de dente, já que perdeu alguns ultimamente. Eu achei que fosse natural da idade e porque ela passou por uma cirurgia há um mês, mas esse post foi muito útil para eu entender o que pode estar acontecendo. Obrigada, Bárbara.
Muito obrigada, fico feliz que o artigo tenha sido útil!
Tudo de bom para você e a sua cachorrinha, melhoras para ela!
Olá, tenho uma cadela poodle de 16 aninhos que já não consegue se alimentar sozinha e não consegue ficar em pé com firmeza. Tenho sentido dificuldade na hora de alimenta-la, faço a papinha e dou com a mão, direto na boca, mas acabo sujando tudo, fica um desconforto total, principalmente pra ela pq nao consegue se apoiar. Ainda não encontrei uma maneira mais fácil e confortável pra alimenta-la, vocês podem me ajudar?
Olá, Danielle!
Uma possibilidade é deixar a papinha um pouco menos consistente, e usar uma seringa grande sem agulha para dar diretamente na boca dela.
Outra possibilidade, já mais drástica (mas que pode resolver o seu problema) é a colocação de um tubo esofágico nela. Assim, a alimentação passaria a ser feita diretamente através do tubo, sem estresse para ela e sem sujeira. A maioria dos animais se adapta muito bem ao tubo, mas é preciso anestesiar para colocar. Converse com o seu veterinário.
Minha cachorra está quase no fim. Ela tem dez anos está muito doente, não tenho condições de pagar um veterinário e ninguém da minha família quis ajudar mesmo tendo condições pra isso. Eu estou muito triste tentando alimentá-la pela seringa mas não adianta, eu sei que ela vai morrer. É muito triste porque ela é muito importante na minha vida e agora eu vou ter que deixá-la morrer. E horrível ter que vê-la agonizando me dá vontade de me matar. Sei lá não sei se consigo aguentar ela muito importante pra mim.
Olá, Milly!
Sinto muito por essa difícil situação… =(
Tenho dois artiguinhos que falam sobre isso, espero que possa ajudá-la:
– A Dádiva da Despedida: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/dadiva-da-despedida/
– A Vida e os Dilemas do Cuidador: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/vida-e-os-dilemas-do-cuidador/
Espero que consiga ajudar a sua amiguinha da melhor forma possível, e que vocês fiquem bem… <3