Em meio a um surto nacional de Dengue, Zika e Chicungunya, muitos ficam na dúvida: e o meu cão, está em risco? pois bem, cachorro não pega estas doenças, mas ele pode sim adoecer se for picado pelo Aedes aegypti – o tão famoso mosquito responsável por disseminar estas epidemias. Além destas doenças de humanos, o mosquito também pode transmitir o chamado “verme do coração” (nome científico: Dirofilaria immitis). Apesar de pouco comum, este verme pode eventualmente afetar humanos também.
O verme do coração, como o nome já diz, é um verme que se aloja no coração dos cães. Os seus efeitos demoram bastante para aparecer, mas, quando aparecem, podem ser bem graves. Os vermes podem literalmente tomar conta do coração, ocupando-o por completo. As formas mais jovens podem ficar na circulação, e formar êmbolos ou trombos, causando sérios problemas circulatórios. É possível tratar as infecções em estágios inciais, mas o vermífugo deve ser específico para isso (não é qualquer vermífugo que funciona) – e raramente esta doença é identificada em estágios iniciais, o que dificulta o tratamento. Quando o quadro está mais avançado, o tratamento é possível, mas ele pode ser até perigoso: os vermes adultos que estavam no coração podem ir para a circulação, causando embolia pulmonar e trombose, e, consequentemente, paralisias e até a morte.
Outra doença transmitida por mosquitos (outro tipo de mosquito) é a Leishmaniose. Falaremos mais detalhadamente sobre ela em outro artigo, mas, resumidamente, é uma doença bem séria, e que pode inclusive passar para humanos. Apesar de inúmeras controvérsias, o Ministério da Saúde recomenda a eutanásia de cães afetados, como forma de controle da leishmaniose.
A melhor solução? como sempre, é a prevenção! Enquanto não conseguimos nos livrar por completo dos mosquitos, podemos nos proteger deles com o uso de repelentes. Então, para ajudá-los a proteger os seus peludos, vai abaixo uma receitinha bem fácil de repelente caseiro que já testamos e aprovamos! E a boa notícia: além de cheiroso, este repelente natural também pode ser usado em humanos 😉
INGREDIENTES
- 500 mL de álcool
- 10g de cravos
- 100 mL de óleo para bebês ou óleo de amêndoas
MODO DE PREPARO
Coloque o cravo dentro do álcool em um recipiente fechado (para o álcool não evaporar), e deixe curando por 3 a 4 dias. Duas ou três vezes ao dia, aproximadamente, agite o recipiente para misturar. Ao final do período, acrescente o óleo de bebê na mistura, e pronto!
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Uma garrafinha de água mineral ou a própria embalagem do álcool servem como ótimos recipientes para o preparo do repelente.
O óleo para bebês não é obrigatório. Ele serve para hidratar a pele, compensando o efeito “secante” do álcool. É interessante colocar o óleo principalmente se for usar em humanos, mas cães muito peludos podem ficar com a pelagem um pouco oleosa – neste caso, dispense o óleo.
Você pode usar este repelente na casinha e almofadas do seu cão, ou até mesmo na sua casa. Basta preparar a mistura sem o óleo e colocar num borrifador. Se o seu cão usa casinha, é bem importante fazer isso, já que os mosquitos adoram ambientes escuros e fresquinhos assim.
Quando a mistura ficar pronta, você pode retirar os cravos ou não. Se eles ficarem lá, o repelente poderá ficar um pouco mais forte ao longo do tempo, o que não é necessariamente ruim. Mas, se for colocar o repelente num borrifador, os cravos podem eventualmente obstruir o cano e atrapalhar o seu uso.
Parabéns pelo blog e pelo seu trabalho, Deus continue lhe abençoando!
Muito obrigada, Luciana! Deus te abençoe tb!
Meu cão ficou desanimado derrete
começou a Pixar a primeira junta da pata não late mas é não se equilibra muito bem em pe não come direito precisa mostrar frango ou algo pra comer e também quase nan bebê água as feses quando faz tá normal também nan deu vômito e nem tá babando o q será ele era animado fica em até com duas patas e andava assim agora não se equilibra direito nem com todas as patas ainda não pude levar no veterinário to cuidando como posso me responda por favor a idade exata não sei pq entrou aqui em casa e ficou mas com certeza mas de dez anos tem desde já obrigada
É possível que ele tenha ferido a pata. Leve ao veterinário para que ele possa ser examinado e receber o tratamento adequado.
Que tipo de álcool?
Pode usar álcool comum de limpeza 😉
Eu sempre uso alcool de cereais pois è muito suave e faz o mesmo efeito e é muito barato 100 ml aqui em fortaleza custa $1,50