Você tem problemas para dormir? Se assim for, um novo estudo da Mayo Clinic, nos EUA, sugere que você compartilhe sua cama com seu gato ou cão de estimação.
Isso se você se sentir confortável com tal escolha, é claro. Muitos não querem seus animais dentro de seus quartos, além disso, eles podem roncar e se remexer, deixando a noite perturbada em vez de calma.
No entanto, a pesquisa descobriu que várias pessoas relatam dormir melhor quando seu animal de estimação está cochilando perto deles. Assim, você pode fazer o teste – quem sabe será uma boa opção para você.
A pesquisa
A clínica questionou 150 participantes, sendo que 49% deles possuíam animais de estimação. Mais da metade desses animais dormiam no quarto ou na cama. 20% dos proprietários se queixaram de que os bichinhos interrompiam seu sono com comportamentos tais como se remexer, roncar e choramingar.
No entanto, um grande número de participantes disse que ter seu animal de estimação no quarto ou na cama não causou problemas – na verdade, era uma vantagem.
Uma mulher de 64 anos comentou que “se sentia mais contente quando sua pequena cadela dormia debaixo das cobertas perto de seus pés”. Outra mulher casada descreveu seus dois cães pequenos como “aquecedores de cama”. Além disso, uma mulher de 50 anos disse adorar quando seu gato dormia em seu peito, enquanto outra descreveu seu gato como “calmante”.
“Os participantes disseram que deliberadamente adquiriram um cão ou gato para ajudá-los a relaxar. Pessoas que dormem sozinhas, nem sempre solteiras, mas às vezes com um parceiro que viaja ou trabalha à noite, são as que mais frequentemente veem benefício no companheirismo de um animal de estimação no quarto ou em cima da cama”, disse o autor do estudo, Lois Krahn.
Será que é para você?
Um questionário recente feito por uma rede de televisão britânica (Channel 4) com 23.000 proprietários de cães indicou que mais que metade das pessoas deixavam seus animais de estimação dormirem em suas camas.
Porém, compartilhar a cama com um cachorro ou gato não é para todos. Em um estudo de 2013, a Mayo Clinic sugeriu que 10% dos participantes tinham seu sono perturbado por animais.
“Muitos donos de animais os veem como membros da família e desejam incorporá-los em tantos aspectos de sua vida quanto possível”, disse Krahn. “Como os seres humanos gastam um tempo considerável dormindo, o desejo de ter animais perto à noite é compreensível”.
Então, o certo é você perceber se isso é bom para você, ou não. “Alguns participantes neste estudo identificaram vantagens em ter um animal de companhia no quarto ou mesmo na cama. Alguns entrevistados descreveram sentirem-se seguros, contentes e relaxados. O valor destas experiências, embora mal compreendidas, não pode ser ignorado, porque o sono é dependente de um estado de relaxamento físico e mental”, conclui.
Fonte: HypeScience. Acesso em 09/12/2015.